11/08/2017

#Resenha 111, Wabi-Sabi, do autor Francesc Miralles.

SINOPSE: Quando um relacionamento vai mal, nada melhor do que viajar para um mundo distante para repensar a vida. E é exatamente isso que Samuel faz. Sua namorada, Gabriela, com quem ele mantém um relacionamento há oito anos, parece mais distante a cada dia, e sua vida passa a se dividir entre as aulas de alemão e as pesquisas que faz para os livros de autoajuda de seu vizinho, o escritor Titus. Tudo isso na companhia do gato Mishima. Porém, certa manhã, algo tira Samuel de sua existência monótona: um cartão-postal vindo do Japão com a imagem de um gato de porcelana, o maneki-neko, e os dizeres “Wabi-Sabi”. Dias depois, ele recebe em sua casa um segundo postal com a fotografia de um templo e as mesmas palavras. Intrigado, Samuel decide ir ao Japão para descobrir quem é o remetente das misteriosas mensagens, e sua viagem acaba se transformando em uma verdadeira jornada de autoconhecimento.





#RESENHA

WABI-SABI 
Um romance sobre a beleza do egêmero e do imperfeito

Samuel é um professor universitário de 45 anos de idade que vive sozinho com o seu gato, Mishima.  Ele ensina filosofia alemã na faculdade, sua vida não é agitada; só possui dois amigos, o escritor Titus, um vizinho que ele ajuda nas pesquisas dos seus livros de autoajuda e com quem mantem pequenos diálogos, e Gabriela sua namorada há oito anos que agora se encontra em Paris, e também a veterinária de seu gato, Meritxell com quem conversa muito pouco. 

"Com o tempo, compreendi que não é a solidão, mas os outros, a maneira de conhecer a si mesmo. Uma vez que você tenha renunciado a tudo, é relativamente simples subir em uma montanha, esperar que os dias passem e nada mais."

Sua vida é muito monótona, ate que um dia em sua caixa de correio, ele encontra um cartão postal que veio do Japão, com a imagem de um gato de porcelana com a pata esquerda erguida, o gato é um maneki-neko: o gato da sorte, no local onde estaria escrito uma mensagem estava a seguinte palavra “Wabi-Sabi”. Na semana seguinte com muitas coisas estranhas acontecendo, pessoas que ele nunca tinha visto ou falado começaram a aparecer, Gabriela pede um tempo no relacionamento, deixando Samuel sem entender mais nada.

Alguns dias depois ele recebi outro cartão postal novamente vindo do Japão, desta vez tem a foto de um templo, porem com os mesmos dizeres do “Wabi-Sabi”, Samuel não conheci ninguém no Japão, apenas sua namorada Gabriela morou no país há alguns anos atrás, porém não teve uma experiência muito boa no local, e ele se senti muito intrigado com estes cartões. Depois de alguns dias Samuel recebi a visita de uma jovem que ele não conheceu, deixando tudo aquilo mais estranho ainda. Por fim, Samuel viaja ao Japão e lá descobrirá muito dos segredos do Wabi-Sabi.

"A estética Wabi-Sabi tem muito de melancólico e outonal. É uma estética que trabalha com materiais orgânicos que envelhecem com o uso e que, de alguma maneira, têm vida própria."

Wabi significa "quietude" e sabi "simplicidade" e expressam-se através da vontade propagada que os japoneses possuem por simplicidade e delicadeza.

Muitas coisas vão acontecer na vida de Samuel, principalmente quando ele conhecer Mizuki. Será que Samuel encontrará e descobrirá todos os segredos por detrás dos cartões postais. Este livro é para pessoas que adoram surpresas a cada página que leem, e que gostam de conhecer as culturas dos países asiáticos.

Resenhado por Lidy


Tony Ferr

Sou Tony Ferr e amo o que faço. Tenho 23 anos, ainda! Sou escritor apaixonado e blogueiro por vocação! Amo romances de época e contemporâneos, falando de amor está na minha estante! A música e a pintura também fazem parte de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICAS LITERÁRIAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS